SÍNDICO PROFISSIONAL QUANDO CONTRATAR?

A tarefa de ser síndico não é fácil, pois suas obrigações e responsabilidades são enormes. Há Condomínios onde a eleição para Síndico é acirrada, com vários interessados em exercer o cargo, por outro lado há condomínios em que nenhum morador demonstra interesse.

Atualmente, tem sido comum a contratação de profissionais que não são proprietários de imóveis no Condomínio, o que é expressamente permitido por lei conforme artigo 1.347 do código civil.

Assim, pode o Síndico ser pessoa estranha ao Condomínio ainda que a convenção proíba, pois, a norma de direito público (Código Civil) prevalece sobre a norma de direito privado (convenção). E quando houver divergência o ideal seria atualizar a Convenção a partir da vigência do código civil de 2002, para não gerar confusões internas.

Desse modo, o momento ideal para a contratação de um Síndico Profissional será quando faltar interesse por parte dos Condôminos para o exercício do cargo.

Assim, tem-se notado que a contratação de um Síndico Profissional melhora a eficiência da gestão do Condomínio, uma vez que muitos estão se capacitando em cursos específicos para Síndico, o que se mostra uma constante evolução profissional.

Ademais, essa figura profissional é de uma pessoa neutra no condomínio, haja vista que não reside no mesmo, o que faz com que os Condôminos não tratem as questões decorrentes da vida em condomínio de forma pessoal como frequentemente ocorre com os Síndicos moradores gerando muito desgaste e confusões que acabam resultado em processos judiciais e até mesmo em morte dependendo do caso.

O Síndico Profissional, como irá tratar principalmente com pessoas, deve ter características de liderança, organização, ser paciente, saber ouvir, saber comunicar, ser bom negociador e pacificador. Deve estabelecer compromisso com o condomínio e qualidade nos serviços. Possui ele as mesmas atribuições de um Síndico morador e assume responsabilidade civil e penal sobre suas decisões.

É necessário que o Síndico Profissional tenha a visão de que foi contratado para viabilizar a gestão e conferir maior transparência a esse trabalho que lhe está sendo confiado, desse modo conseguirá estabelecer uma relação de confiança e respeito perante o condomínio.

Diante o exposto, podemos concluir que tem sido cada vez mais comum a contratação de Síndico Profissional para gerir os Condomínios, não tendo estes profissionais qualquer relacionamento com o condomínio que não seja profissional, o que viabiliza muito o seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *