Como o Síndico pode Conseguir Dialogar com Moradores

A figura do síndico é fundamental nos condomínios residenciais e comerciais. Sua principal missão é manter o prédio em ordem, identificando problemas e buscando as melhores e adequadas soluções para resolve-los.

E estando na condição de Síndico, é bem provável que você vai encontrar ao menos um condômino que por algum motivo se aborreceu com você, tenha ele razão ou não.  

E saber lidar com as questões de aborrecimento de condôminos é o ponto principal e de extrema importância para aquele que deseja administrar um condomínio ou por algum motivo foi posto nessa condição, porque será muito comum no dia a dia do síndico o surgimento de situações inusitadas e pedidos delicados dos condôminos.

E eu síndico, como devo administrar isso? A dica com base em experiencia de ocorrência de casos concretos é que quando um condômino procurar você sindico, cheio de questionamentos, ouça atentamente suas reclamações e em seguida pergunte como pode ajudá-lo a resolver este problema e de fato busque soluções, demostrando honrar com sua palavra.

O simples fato de você síndico, que é o gestor do condomínio, ter dado atenção aos reclames do condômino e ainda demostrado interesse em resolver o seu problema, já é suficiente para que ele recue e todo aquele aborrecimento inicial se transforme em uma conversa mais tranquila,  porque ele vai se sentir valorizado, respeitado, diferente do tratamento de ser ignorado, o qual só contribuirá para desarmonias.  

É claro que o síndico deve fazer somente aquilo que lhe é permitido, e muitas vezes o pedido do condômino não poderá ser atendido, seja por vedações na convenção no regimento interno, ausência de quórum para votação em assembleia, dentre outros.. e aqui um ponto importante é saber informar para o condômino sobre essas limitações, o que ficará muito mais fácil dele compreender diante da atenção que lhe foi dada anteriormente as suas reclamações.

Diante disso, tendo o pedido do condômino sido satisfeito ou não, é bem provável que ele acolherá o retorno com gratidão a você sindico, por ter dado a devida atenção aos reclames daquele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *